Jogos Regionais do Idoso
Os Jogos do Idoso tiveram início em 1994, com a nomenclatura de “Caras e Coroas”, em
São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera. O evento foi um sucesso, e a (antiga) Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, hoje Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, organizou outro encontro dos participantes em 1995, mas já com o nome de Jogos Regionais do Idoso (JORI), com objetivo principal proporcionar aos participantes a socialização, integração, e participação em evento, competindo saudavelmente entre si, buscando a superação, pois todos os atletas ganham medalha pela sua atuação na competição.
​
Para a participação nos Jogos, até o ano de 1997 a idade mínima era de 55 anos, mas a partir do ano de 1998 a idade minima foi elevada para 60 anos. Os jogos passaram a realizar-se em algumas regiões paulistas, evoluíram e tornaram-se classificatórios para JEI - Jogos Estaduais do Idoso, que atualmente alteraram a nomenclatura para JAI - Jogos Abertos do Idoso.
​
​
MENSAGEM JORI 2017
​
Superar os limites, estimulando o espírito competitivo de forma saudável, tem sido a
marca do JORI durante os seus 21 anos de existência.
Tradicional no calendário esportivo do Estado de São Paulo, o JORI é uma conquista de todos nós, que acreditamos na importância da prática da atividade esportiva e da sociabilização
para manter o bem-estar e a saúde na terceira idade.
Que a amizade, o respeito e a solidariedade entre os participantes
estejam presentes em todas as etapas da competição!
Sucesso a todos e bons jogos!
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
LU ALCKMIN
Primeira-Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo
​
Mascotes
Símbolo da inteligência, sabedoria e do conhecimento, o simpático casal de corujas, Dona Marília e Seo Dirceu, foi a escolha da cidade de Marília para as mascotes oficiais do Jori 2017.
Os nomes são em homenagem aos personagens do romance “Marília de Dirceu” de Tomás Antônio Gonzaga, que inspirou Bento de Abreu Sampaio Vidal na escolha do nome de nossa cidade.
​
Com a capacidade de enxergar através da escuridão, conseguindo ver o que os outros não veem, a coruja representa a sabedoria, que na vida humana atinge seu auge na terceira idade.